12 de jan de 2013

Justiça manda VW realizar recall em 400 mil carros da marca. Empresa se diz surpresa e aguarda notificação oficial.

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que a VW realize recall em 400 mil carros da marca, os modelos alvo do chamamento são Gol, Fox e Voyage ano/modelo 2009/2010, todos equipados com o motor 1.0 VHT.

A medida judicial foi provocada por ação cível pública de Defesa do Consumidor de Porto Alegre devido a queixa dos proprietários por causa de ruídos gerados no motor, o barulho seria ocasionado por desgaste prematuro de alguns componentes.

Modelo e numeração de chassi do recall
Gol: de 9P000001 a AP 077821
Fox: de 94000017 a 94165002
Voyage: de 9T000001 a AT157948

Volkswagen ainda não foi notificada e divulga nota oficial
A Volkswagen do Brasil esclarece que “não foi notificada oficialmente da decisão judicial. A empresa, em 2009, constatou o inconveniente, que não representava nenhum risco à integridade física e a segurança do consumidor. A Volkswagen pró-ativamente comunicou e detalhou o fato às autoridades como o DPDC, o Procon e os Ministérios Públicos de diversos estados do Brasil à época, que entenderam o tema e aceitaram a proposta feita pela Volkswagen que para a solução do caso fosse realizada uma campanha de oficina ativa em todas as autorizadas da marca, para verificação e a troca de óleo do motor sem custo para os clientes. Adicionalmente, foi dada uma extensão de garantia aos motores envolvidos na campanha de oficina ativa. A exceção foi o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Desde então, a Volkswagen fez diversas apresentações técnicas à entidade daquele estado no sentido de dar todos os esclarecimentos necessários. Surpreendeu-nos portanto a manifestação da justiça riograndense a qual tomamos conhecimento pelos jornais, primeiro por não termos sido notificados, e segundo, pelo assunto não envolver questão ligada a segurança, conforme amplamente divulgado à época.

Fonte: G1 | g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...