23 de nov de 2012

Revista Car and Driver Brasil explica a diferença entre Ar condicionado Digital e Analógico. Entenda como funciona.

Ar condicionado Digital ou Analógico, qual o melhor ? 
Foto: Car and Driver Brasil
A Revista Car and Driver Brasil, uma das mais tradicionais publicações automotivas do país elaborou  reportagem interessante abordando a diferença entre Ar condicionado Digital e Analógico.

Afinal qual sistema é melhor ? 
Qual a vantagem e desvantagem de cada um ?

Leia abaixo a reprodução da reportagem na íntegra.
Revista Car and Driver Brasil
Seção Garagem C/D - Oficina
Reportagem: Ar condicionado digital ou analógico ?
Autor: Mauricio Mochon

O verão está chegando e, no Brasil, não existe nenhuma cidade onde é possível escapar do calor nessa época do ano. Portanto, o ar condicionado é um opcional muito valorizado na hora da compra e da revenda. Além disso, o sistema de refrigeração passou a ser item de segurança, já que permite deixar as janelas fechadas, ajudando a proteger os ocupantes do veículo.

Mas com tantas opções no mercado hoje em dia, começam a aparecer algumas dúvidas. Uma delas é: qual a melhor opção,  ar condicionado digital ou o analógico? Para responder essa questão, consultamos um especialista no assunto, Keider Mello, da K2 Ar Condicionado, que falou conosco apontando os pontos favoráveis e contras dos dois sistemas.

Digital
Sabemos que o ar condicionado digital é o mais moderno, mas a funcionalidade dele é basicamente a mesma de um analógico. Ele pode dar mais conforto, pois ele tem, na maioria das vezes, o dobro de ajustes de velocidades do sistema comum e também permite que o usuário selecione a temperatura exata do interior do veículo. Por outro lado, a manutenção deste tipo de sistema é mais cara “O valor é em torno de 55% acima do ar condicionado analógico”, comenta Keider. “Além disso, não são todos que estão habilitados a ajustar esse tipo de sistema. As peças têm preços mais altos e podem demorar para estarem disponíveis.", finaliza.

A favor: Conforto e modernidade

Contra: preço da manutenção

Veredito: “Só teria um ar digital caso fosse comprar um carro mais caro, caso contrário não valeria a pena” diz Keider.

Analógico
Hoje em dia, muitos carros populares já contam com ar condicionado, por isso é bom saber no que você precisa ficar de olho. Keider de Mello disse que as funcionalidades do analógico e do digital são praticamente as mesmas, porém o analógico utiliza alguns materiais que não são encontrados no digital. “Por utilizar alguns cabos de aço, que o digital não usa, o ar analógico é mais frágil, principalmente por ser fabricado com  materiais mais baratos", explica ele. O bom desse sistema é que ele tem a manutenção mais barata.

A favor: Simples manutenção e utilização

Contra: Fragilidade dos materiais

Veredito: “Para equipar um carro do dia a dia,  o analógico é, sem dúvida, a melhor escolha.” Comenta Keider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...