24 de ago de 2012

Renavam terá 11 dígitos em 2013. Numeração atual de 9 dígitos está próxima do limite máximo.

O Denatran - Departamento Nacional de Trânsito divulgou na última quarta-feira(22/8) mudanças na numeração do Renavam(Registro Nacional de Veículos Automotores), a medida visa evitar que a quantidade de dígitos sofra um "estouro". 

Atualmente o código do Renavam possui 9 dígitos e está próximo do limite, como providência ganhará mais 2 dígitos passando para 11 números. A medida entrará em vigor a partir do dia 1 de abril de 2013, os registros antigos ou emitidos antes da medida ganharão dois zeros à esquerda para contemplar a alteração não havendo necessidade de um novo número.

Veja o comunicado oficial na íntegra.

Renavam terá 11 dígitos a partir de 2013
Medida começa a valer no dia 1º de abril 

A partir do dia 1º de abril do ano que vem, o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) passará a ter 11 dígitos. Atualmente o documento possui 9 números.
O motivo da alteração é o fato da numeração estar próxima do limite máximo. Os números antigos terão acrescidos zeros à esquerda e não serão alterados.
Desde março deste ano, a equipe do Denatran está tratando da mudança com os Departamentos Estaduais de Trânsito e demais parceiros, para que a modificação ocorra sem problemas. O início dos testes está marcado para 1º de fevereiro de 2013.
O Renavam é a identificação do automóvel e conta com diversas informações, sobre o chassi, o monobloco, os agregados e as características originais do veículo. Para a expedição do Certificado de Registro de Veículo, por exemplo, o órgão executivo de trânsito consulta o cadastro do Renavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...