27 de out de 2011

CESVI Brasil submete Suzuki SX4 em teste de reparabilidade.

O CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária submeteu para teste de reparabilidade o Suzuki SX4. O teste executado pela entidade tem como objetivo fornecer dados referente a recuperação de veículos e seus custos em casos de batidas, as informações são disponibilizadas para os próprios consumidores e empresas do setor automotivo, como oficinas e seguradoras.


O CESVI enquadrou o SX4 em uma nova categoria de veículos por causa de suas características, considerando-o como um Hatch médio off-road por ser um compacto equipado com tração 4x4, distribuição automática de tração e bloqueio de diferencial traseiro. Segundo a entidade ainda não há em seu ranking de análise um veículo com as mesmas características do Suzuki SX4, um carro de passeio compacto e fora de estrada.

Veja abaixo o resumo da análise de impacto no teste de crash executado pelo CESVI.

- Suzuki SX4 – CAR Group 22

Impacto dianteiro O conjunto de travessas frontais – superior e inferior –, ambas com crash-box, conseguiu preservar a longarina e componentes mecânicos, como o radiador, o condensador do ar-condicionado e o eletroventilador. Ainda assim, a dianteira precisou de estiramento para voltar às medidas originais. O crash-box também não impediu que uma grande quantidade de peças fosse atingida, resultando num custo alto pelas muitas substituições. Praticamente, todas as peças impactadas precisaram de substituição. Nenhuma deu a possibilidade do reparo.

O custo da cesta básica de peças também foi alto, por se tratar de um hatch médio off-road.

Impacto traseiro O comportamento do veículo foi melhor no crash-test na parte traseira. A travessa com crash-box minimizou danos em componentes estruturais, como a longarina, e permitiu que o painel traseiro fosse reparado. Não houve necessidade de estiramento nessa parte do carro.

Fonte: Blog Clube das Oficinas - CESVI Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...